top of page

Como conquistar o público contando as suas histórias de parkour.

Conceitos e aplicações de Storytellying

ree


Todo mundo sempre tem boas histórias para contar. Muitos apenas não sabem usufruir dos bons efeitos delas. Para você entender melhor, vamos conceituar um termo que está em alta no mundo empreendedor. O chamado Storytelling. Nada mais é que a “arte de compartilhar visões e histórias”. Falar, descrever, contar, encantar e até convencer pessoas com as suas vivências. Já fez isso alguma vez na vida?


Para quem pratica parkour, isso acontece bem frequentemente. Você conta do tempo que demorou para desbloquear um move ou quando você tenta explicar a sua paixão por praticar. Isso vale também para os lugares secretos que você já treinou e as viagens maravilhosas que você fez para participar de encontros. É muita história influenciando seus aprendizados e sua vida. A parte boa é quando você usa isso intencionalmente, criando muito valor. Tem gente que faz isso sem querer, é uma habilidade natural. Para outros, é necessário aprender as técnicas.

Você pode usar para conquistar os pais dos seus alunos, para explicar aos seus familiares sobre a modalidade apaixonante que você escolheu. Você também pode encantar seus seguidores, o futuro patrocinador, a plateia de uma palestra ou aula. Já imaginou você colocar VALOR nas suas histórias e isso tudo gerar resultado de alguma forma?

Ainda podemos usar isso para vender? Por que não? Compartilhar as suas histórias é o que faz tornar o seu negócio ÚNICO.





Para você começar a praticar e aplicar nas suas mídias, textos institucionais, vídeos, entre outros, vamos mostrar alguns formatos de histórias que você pode encaixar nas suas.

1- Inimigo Público Comum

Quando você procura o bem comum a partir de um força opressora. Você pode usar expressões como: “os segredos que eles ainda não sabem”, “não é culpa sua (mesmo que talvez seja), “você, claramente, não é um deles”. Não minta, não invente. Use se realmente tiver histórias que são assim.


2- A Jornada do Idiota

Todos podem ter sucesso através de todos os erros que você já cometeu até aqui. Comece falando das suas dificuldades. Seja autêntico, não tenha vergonha de mostrar seus erros e tropeçõs. Incentive os outros a fazer mais e mais. Use a frase “mas nem sempre foi assim”.


3- Do Fracasso à Fama

Era quando você tinha/tem um problema específico e aí você faz uma descoberta. Além de você achar a solução, você vira referência. Isso revoluciona sua vida, mesmo você sendo uma pessoa comum. Use “agora vou te mostrar como você também pode superar isso”


4- Herói por Acidente

Acontece quando você cai de paraquedas e começa a ensinar uma halidade para alguém mesmo sem ter o intuito real de fazer isso. Quando há uma demanda grande e você atende a pedidos. Sabe quando você tá treinando e chega alguém pedindo ajuda e dicas? Tipo isso. Você praticamente acha a solução para um problema. Você acabou ajudando alguns amigos e isso se espalhou. Assim, mais e mais pessoas começam a pedir sua ajuda. E aí você é uma pessoa comum que, assim como elas, também apresenta falhas.


5- Nós somos parecidos

É uma forma bem comum e bem fácil de provocar conexão. Pense quando alguém do parkour passa pelas mesmas dificuldades que você passou.

Fica cada vez mais claro que você é totalmente parecido com os outros. Você vai mostrar e explicitar que entende muito bem a outra pessoa. Que você tem os mesmos medos e sonhos. Você revela como encontrou as soluções para aquele ou outro problema. E aí mostra o porquê decidiu compartilhar isso com todo mundo.


6- Jornada do Herói

Uma das mais usadas. Inclusive a que eu acho que mais combina com os exercícios físicos e com o parkour. A vida está normal até que surge o chamado. Você tem uma certa resistência mas encontra um mentor e aceita a missão. Enfrenta problemas e obstáculos diversos. Prepara-se para uma grande mudança. Supera desafios e retorna à vida normal inspirando os demais.





Tente identificar qual desses formatos você vê por aí nas suas redes.

Quando você aplicar, manda pra gente avaliar e também dar sugestões. E se tiver difícil para fazer, peça ajuda. Estamos aqui justamente para isso. Poliana Sousa

Parkour e Gestão @parkouregestao

Drop and Leap Escola de Parkour Whatsapp 61998104000



Ajudando você a trabalhar com o que ama! #parkourlife


 
 
 

Comentários


© copyright 2025

Todos os Direitos Reservados

Drop and Leap Escola de Parkour

bottom of page